segunda-feira, 15 de agosto de 2011

II Jornada Acadêmica UAB foi realizada em Santa Inês


O secretário de Estado chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, participou neste sábado (13), no município de Santa Inês, da II Jornada Acadêmica da Universidade Aberta do Brasil Vale do Pindaré e Região (UAB). Debates contemporâneos sobre as diferentes dimensões da relação ensino, pesquisa e extensão foram os principais temas enfocados durante a jornada, aberta pelo prefeito da cidade, Raimundo Roberth Bringel, e que reuniu acadêmicos de Santa Inês e municípios vizinhos.

“Estamos aqui representando a governadora Roseana Sarney neste evento que é um marco significativo no esforço dos governos federal, estadual e municipal em defesa da educação. A formação de professores é uma necessidade e requisito essencial para a melhoria da qualidade do ensino público”, destacou Luís Fernando, que recebeu do prefeito certificado de palestrante do evento.

A Universidade Aberta do Brasil Vale do Pindaré e Região atende atualmente 743 alunos em cursos de aperfeiçoamento, graduações, licenciatura e especializações nas diversas áreas da educação e da saúde. Os cursos são voltados para educação de jovens e adultos.

O prefeito Roberth Bringel lembrou que Santa Inês foi um dos primeiros municípios do Maranhão a receber uma extensão da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), implantada pela governadora Roseana Sarney em seu primeiro governo. Segundo ele, a ação representou um marco para a comunidade. “Isso marcou muito a vida acadêmica na região que ao longo dos anos tem se desenvolvido cada vez mais”, observou Bringel.

Hoje, com a implantação da Universidade Aberta, um maior número de pessoas tem tido acesso a cursos universitários. O professor Maltos Reporto, do município de Pindaré, é um dos beneficiados. Para ele, a UAB é uma oportunidade que todos devem aproveitar. “A qualificação profissional é importante para melhoramos nosso desempenho em sala de aula e essa é uma oportunidade que estamos tendo aqui”, disse.

São oferecidos pela UAB os cursos de Administração Pública, Filosofia, Educação Física, Matemática, Ciências Sociais e Pedagogia. A jornada teve o objetivo de disseminar conhecimento e a integração dos alunos. A programação da jornada incluiu ciclos de palestras sobre marketing, matemática, arte, educação do campo, idoso e a espiritualidade, educação de jovens e adultos na diversidade e a educação das relações étnicas raciais, entre outros temas.

UAB

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.Ele funciona como articulador entre as instituições de ensino superior e os governos estaduais e municipais, com vistas a atender às demandas locais por educação superior, sendo resultado de parceria entre as Universidades Estadual e Federal do Maranhão.

Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário