segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Mudanças à vista no secretariado de Roseana


Na quinta-feira eu deixava o Palácio dos Leões, onde a governadora Roseana Sarney (PMDB) concedeu entrevista após a primeira reunião de trabalho da comissão que vai definir a programação dos 400 anos de São Luís, quando a secretária licenciada Olga Simão (Educação) ia chegando ao prédio.

Perguntei a ela sobre rumores recorrentes nos meios políticos sobre sua saída da pasta. Olga, que estava indo conversar com a governadora justamente sobre esse assunto, disse que reassumiria o cargo esta semana. Afirmou estar recuperada da doença que a afastou da secretaria por cerca de um mês.

Isso é o que ela dizia naquele momento. Só que, segundo apurou o blog, a conversa com Roseana não foi nada amistosa. A governadora pediu que a auxiliar aguardasse mais um tempo para reassumir a pasta.

No entanto, de acordo com fontes palacianas e dos meios políticos, Olga não reassumirá mais a secretaria. O secretário interino João Bernardo Bringel, titular da Ciência e Tecnologia, deve ser efetivado na Secretaria de Educação.

O lugar dele agora é que é alvo de disputa. O PT saiu na frente e o preferido, conforme já tinha alertado aqui, é o professor Dimas Salustiano. Tem como “padrinho” o vice-governador Washington Luiz Oliveira (PT).

Nos últimos dias, porém, surgiu um movimento forte em favor do deputado César Pires (DEM). A estratégia seria levá-lo para a Ciência e Tecnologia e abrir vaga na Assembleia para o suplente Alberto Franco (PMDB). Isso se os secretários e também suplentes Jura Filho (Programas Especiais) e Chico Gomes (Desenvolvimento Social) não criarem problemas pela vaga.

A tendência é que o PT fique com o lugar de Bringel. Mas o movimento em favor de César Pires só cresce.

Fonte: Blog do Décio Sá
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário