sábado, 27 de agosto de 2011

Educadores discutem a urgência na definição da tabela salarial conforme Lei do Piso


A direção geral do SINPROESEMMA e das regionais do Sindicato fizeram, nesta sexta-feira, em São Luís, um balanço das atividades sindicais e discutiram os últimos acontecimentos na área de educação. A publicação do acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o piso salarial nacional do magistério foi o principal tema discutido na reunião.

Os diretores querem que o governo do Estado cumpra o acordo feito com a categoria, em maio, mediante a suspensão da greve, o qual estabelece o prazo de 30 dias para pagar o piso salarial aos professores, contados a partir da publicação do acórdão.

"Além do prazo estabelecido em acordo, que o governo precisa cumprir em trinta dias, o Estado também precisa dizer como vai ser pago o piso", enfatizou o presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, lembrando que existe uma tabela salarial que foi apresentada ao governo, elaborada com base no piso salarial, mantendo os direitos já conquistados pelos trabalhadores como a gratificação do magistério, a GAM, e estendendo o reajuste para todos os níveis salariais, não apenas para os vencimentos iniciais da carreira.

Júlio Pinheiro também fez um apelo aos diretores do sindicato (direção geral e regionais) que agilizem e contribuam na mobilização da categoria em São Luís e nos municípios do interior do estado para fortalecer a luta em torno da implantação do piso. "Esse é um momento muito importante para a categoria. E diria que é o mais importante do ano de 2011, por isso temos que estar mobilizados para garantir que o acordo com o governo seja efetivamente cumprido", enfatizou o presidente.

MESA DE NEGOCIAÇÃO

Na próxima quarta-feira, 31, está prevista a reunião da mesa de negociação entre o sindicato e o governo para definir o encaminhamento do Estatuto do Educador, que deve ser enviado à Assembleia Legislativa do Estado para aprovação dentro de sessenta dias, conforme o acordo feito entre a categoria e o governo, no final da greve. Na reunião também está prevista a discussão em torno do piso e da nova tabela salarial dos trabalhadores da educação. "Uma reunião muito importante, que tratará sobre o futuro dos educadores do Maranhão", ressalta o presidente do Sindicato.

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário