segunda-feira, 12 de março de 2012

DE VOLTA PARA CASA - 40 detentos chegaram ontem para o Centro de Ressocialização de Santa Inês

O Centro de Reintegração e Ressocialização (presídio) de Santa Inês, construído na Rua da Barreirinha onde funcionava a Delegacia Regional, que será inaugurado na próxima terça-feira, 13, recebeu no começo da noite de ontem, sexta-feira, 40 detentos que vieram de São Luís. O fato foi registrado com exclusividade pela repórter Rianny Brandão do AGORA Santa Inês.

De acordo com o Delegado Valter Costa, presídios de São Luís não estão mais suportando a superlotação de presos oriunda do interior. Apesar de ainda está nos últimos retoques para inauguração prevista para a próxima terça-feira, 13, o Centro de Reintegração e Socialização está pronto para receber esses detentos que são de Santa Inês e foram encaminhados para a capital por não haver local para deixá-los aqui. Na tarde de quinta-feira, 8, o delegado regional havia feito uma vistoria na finalização da obra.

Os presidiários chegaram por volta das 19h30min, em um comboio protegido por cerca de 10 policiais da GEOP (Grupo de Escolta e Operações Penitenciárias) composto por um micro ônibus conduzindo 20 presos e mais três viaturas, sendo duas transportando 10 presos cada. Os detentos foram retirados dos carros aos poucos e deixados no corredor do presídio para contagem e divisão de celas onde vão permanecer presos.

O diretor o presídio, Luiz Henrique, e agentes chegaram à cidade por volta de meio dia para receber os detentos. De acordo com Luiz, a próxima semana será de adaptação dos agentes e presos ao novo ambiente, as visitas só serão permitidas provavelmente a partir do dia 19.

O centro de Ressocialização de Santa Inês tem inicialmente capacidade para 60 presos e conta com dez celas e local para banho de sol. Mais quatro salas foram adaptadas para atendimento dos presos junto a psicólogos, enfermaria, assistência social, cartório, entre outros. No total serão 10 salas disponíveis.

A UNIDADE

A unidade prisional vai abrigar detentos de Santa Inês que foram transferidos para São Luís, além de presos das delegacias dos municípios de Bom Jardim, Santa Inês e Pio XII. Para o superintendente de Controle e Execução Penal do Interior, Alfrânio Martins Feitosa, a entrega do Centro de Ressocialização é o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o poder judiciário. “Estamos cumprindo um dos objetivos da Sejap, de transferir os presos do interior do estado que estão em São Luís para próximo de suas famílias, e diminuir o problema de superlotação da capital, possibilitando assim o apenado a cumprir sua pena de forma mais digna”, afirmou.

Das 60 vagas, 40 serão ocupadas por presos de Santa Inês que foram remanejados para as unidades prisionais de São Luís.

Fonte: Jornal Agora Santa Inês
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário