sábado, 24 de março de 2012

Governo do Estado entrega títulos de posse a 140 famílias

As famílias são dos povoados Achui e Papagaio, de Humberto de Campos e Primeira Cruz. 
SÃO LUÍS - O Governo do Estado entregou, nesta sexta-feira (23), no Auditório da Escola Erundine Silva, no município de Humberto de Campos, títulos de terra de domínio comunitário a 140 famílias dos povoados Achui e Papagaio, dos municípios de Humberto de Campos e Primeira Cruz, respectivamente. Com isso, o governo dá um passo importante garantindo o acesso das famílias a políticas públicas e a créditos agrícolas, estimulando a produção, gerando oportunidade de trabalho e a melhoria da qualidade de vida no campo.
“Este é o objetivo maior da governadora Roseana Sarney, que encontra no prefeito Ribamar Fonseca, de Humberto de Campos, e no prefeito Sérgio Albuquerque, de Primeira Cruz, pontos de apoio para que programas, projetos e ações do Governo do Estado possam acontecer e possam ser vitoriosos”, disse o secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva.
O secretário chefe da Casa Civil, que representou a governadora Roseana Sarney na solenidade, estava acompanhado do secretário de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, e do diretor presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Luis Alfredo.
Ao todo, são mais de 2.700 hectares de terras entregues às famílias, beneficiando mais de 800 pessoas. Luis Fernando destacou que não se pode falar em desenvolvimento, em melhoria de qualidade de vida, sem a valorização do pequeno agricultor, e é isso que o governo está fazendo com a entrega dos títulos de propriedade de terra.
O prefeito de Humberto de Campos, Ribamar Fonseca disse que a entrega dos títulos de posse da terra representa tranquilidade para as famílias, que tinham como um dos grandes problemas trabalhar em áreas onde havia certeza do domínio. “Tenho certeza que esses trabalhadores rurais a partir de hoje se sentiram outros, porque trabalharão com a segurança de que ninguém vai disputar a posse de sua terra.”, destacou.
O secretário Hildo Rocha lembrou que, desde o seu primeiro mandato, Roseana Sarney vem trabalhado na promoção da reforma agrária no estado e que no governo atual está retomando este programa. “Agora, por meio do Iterma, o governo está beneficiando várias famílias, dando um primeiro passa para que o Estado possa incluir esses produtores rurais no mercado, na economia moderna, para que eles possam contribuir para o desenvolvimento do Maranhão”, disse.
Meta
A regularização das terras devolutas do Estado faz parte de uma programação que deve ser concluída até 2015. “Estamos fazendo esta regularização com recursos próprios do Estado ou em convênio com o Governo Federal. Hoje, o Maranhão já tem o maior número de assentamentos de terras, totalizando mil, beneficiando cerca de 200 mil famílias em todo o estado”, informou diretor presidente do Iterma, Luis Alfredo.
Fonte: Portal Imirante (Edição: Cícero Ferraz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário