quinta-feira, 29 de março de 2012

Ibama e Polícia Ambiental realizam operação 'krakatoa' em municípios do MA

Operação identifica serrarias que trabalham ilegalmente em terras indígenas no MA
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais(IBAMA) em conjunto com o Batalhão de Polícia Ambiental está há 15 dias colocando em ação a operação Krakatoa que tem como objetivo o desmonte de serrarias em torno de terras indígenas nos municípios de Centro de Guilherme e Santa Luzia do Paruá. A ação deverá se estender por mais um mês a fim de conseguir explorar 100% do território dos dois municípios.

45 pessoas de Estados como Alagoas, Pernambuco, Bahia, Amapá, Ceará e Maranhão buscam madeireiros que, ilegalmente, trabalham em árvores que pertencem ao território indígena. As penas são multa ao proprietário da serraria, por descumprimento do embargo e reincidência e, também, por trabalhos com madeiras de origem ilegal.

Além dessas punições, os funcionários da serraria, também, aumentam o prejuízo financeiro pela qual a empresa passará por fuga do local no momento da inspeção.

“Quando chegamos as serrarias muitos homens saem correndo. Porém, isso é mais um agravante que aumenta a multa das serrarias por não contribuição com o nosso trabalho”, declarou Ciclene, funcionária do Ibama.

Até o momento, mais de 10 serrarias já foram abordadas, multadas e fechadas pela inspeção que acredita que esse número pode dobrar ao fim da inspeção

Fonte: Portal Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário