quarta-feira, 14 de março de 2012

O uso de capacete será obrigatório em Santa Luzia do Paruá,Presidente Médici e Nova Olinda do Maranhão

Em uma reunião emergencial entre a promotoria, meios de Comunicação e policias militar e civil, ficou definido que as blitz irão acontecer, e que os motociclistas tenham consciência e ajude-os, pois, essas medidas estão sendo tomadas para a proteção de todos.

Desde a segunda-feira (12.03) o capacete, um dos mais importantes itens de segurança dos motociclistas, será de uso obrigatório nas cidades de Santa Luzia do Paruá, Presidente Médici e Nova Olinda do Maranhão. Conforme previsto no Código Nacional de Trânsito Brasileiro. Além do capacete, outro acessórios serão exigidos, como os retrovisores e a não alteração dos escapamentos.

O trabalho de fiscalização estará sendo realizado nos municípios que compreendem a Comarca de Santa Luzia do Paruá. Na primeira semana, o trabalho será educativo, de orientação aos condutores sobre a exigência do item e a sua importância. Blitz estará sendo montadas constantemente em diversos pontos destas cidades.

Segundo o Promotor de Justiça da Comarca, as normas já estão sendo obedecidas por uma grande parte da população. Depois de alguns acidentes seguidos de morte, o que se observa, é que os motociclistas começaram a abrir os olhos para a problemática, e que o uso do capacete é essencial para a sua segurança. O que o judiciário quer não é reter esses veículos, essas medidas visam reduzir a gravidade lesional nos motociclistas envolvidos em acidentes de trânsito. O promotor frisou ainda que os últimos acidentes envolvendo motociclistas em santa Luzia do Paruá, tivemos óbitos, Em ambos os casos, os condutores não usavam capacete e tiveram mortes provocadas por graves lesões principalmente no crânio. A rádio Tropical FM está fazendo toda a cobertura, dessa que para muitos, será um marco no que diz respeito à segurança no transito em nossa região.

PRIMEIRA BLIZ (Santa Luzia do Paruá)
 
"Operação Varredura faz apreensão de várias motocicletas em Santa Luzia do Paruá"
(Promotor Dr. José Carlos Farias Filho, acompanhando a operação)

Como já era esperado aconteceu ontem (13/03/2012) em Santa Luzia do Paruá a operação Varredura, operação essa que tenta mais uma vez em nosso município, coibir algumas irregularidades existentes na condução de motocicletas e organizar o transito local.
 
“Segundo o Promotor de Justiça Dr. José Carlos Farias Filho”, Tem que ser constante esse trabalho da polícia. É importante que todo mundo ande com a motocicleta emplacada, habilitado, com documentação em dia. E foi claro ao afirmar que as blitz irão continuar, e que não adianta a população ficar chateada ou coisa parecida. Dessa forma é melhor para todos argumenta. De acordo com ele, as operações são benéficas.
(Blitz em Santa Luzia do Paruá)
O Sargento Almeida explicou que, no caso do condutor ter a moto apreendida, ele precisa quitar as multas aplicadas, além de arcar com a taxa de reboque e com as diárias do depósito do DETRAN, Ele terá um prazo de 90 dias para reaver o veículo. Ao passar esses 90 dias, o DETRAN envia uma notificação ao proprietário e, a partir desse recebimento, o dono do veículo terá mais 30 dias para fazer a retirada. Do contrário, a motocicleta vai a leilão. Um dos condutores que foi parado na blitz apresentou a documentação em dia e a Carteira de Habilitação. A motocicleta dele, no entanto, ficou retida, Ele estava com todos os documentos, mas estava sem capacete. Neste caso, a motocicleta fica retida até que um condutor habilitado compareça e faça a retirada. Apesar disso, o condutor tem a habilitação apreendida – explicou o policial.


A operação fez um total de 150 abordagens, onde 34 motocicletas foram notificadas e 15 apreendidas. Participaram da operação 15 policiais, sendo 05 de santa Luzia do Paruá.
 
Fonte: http://www.radiotropicalslp.com/
Reportagens e Fotos: Willame Policarpo

Um comentário:

  1. Poeque Nova Olinda entra nessa? aqui naõ podemos ter a escritura da nossa casa porque o município nao é registrado.Não podemos proibir um clube que é aberto em meio as residencias causando muito barulho, pq a cidade não é registrada. Então pq essa lei rigorosa pode funcionar aqui? Palhaçada.

    ResponderExcluir