sábado, 24 de março de 2012

Uema disponibiliza 330 vagas para ensino técnico em Santa Inês

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet) realizará Processo Seletivo Simplificado de Acesso aos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, forma subsequente, na modalidade a distância Pacep/2012. Os cursos são integrantes do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-TEC). A seleção tem como objetivo a inscrição de candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente.
Esta será a primeira vez que a Uema realizará processo seletivo para cursos técnicos de nível médio a distância. Ao todo, serão ofertadas 6 mil vagas para o ano de 2012, sendo 3.960 para o primeiro semestre e 2.040 para o segundo. As vagas serão distribuídas em 18 municípios atendidos pelo Uemanet. São eles: Santa Inês, Açailândia, Arari, Bacabal, Barra do Corda, Bequimão, Brejo, Caxias, Codó, Colinas, Coroatá, Grajaú, Pedreiras, Pinheiro, São Bento, São José de Ribamar, Timon e São Luís.
Os interessados terão a opção de 13 cursos técnicos: Guia de Turismo, Alimentos, Edificações, Contabilidade, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Controle Ambiental, Manutenção Automotiva, Segurança do Trabalho, Meteorologia, Informática, Redes de Computadores, Planejamento e Gestão em Tecnologia da Informação. Todos gratuitos e com duração média de 20 meses.
A aprendizagem envolverá interação com professores e tutores a distância e presencial, atividades em ambiente virtual e suporte de material didático impresso. Ainda haverá momentos presenciais obrigatórios, previamente agendados como avaliações, aulas práticas, estágio supervisionado, entre outros.
As inscrições vão até o dia 13 de abril, no site www.uema.br/pacep2012, onde você também pode acessar o edital e obter mais informações. O valor da inscrição é R$ 20.
Cada polo de apoio presencial conterá os laboratórios específicos de cada área para realização de atividades práticas presenciais. No ato da matrícula, os candidatos aprovados serão devidamente informados da data de início das aulas dos cursos.
As atividades presenciais acontecerão, preferencialmente, no início e final de cada disciplina, prioritariamente aos sábados e eventualmente aos domingos, sendo o calendário de atividades apresentado no início de cada módulo.
Os cursos são gratuitos, sendo financiados pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – Setec – e realizados pelos Centros de Ciências da Uema, com a intermediação do Uemanet. Pelas demandas atendidas, os cursos oferecidos pela Uema inserem-se no Programa Maranhão Profissional da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
SANTA INÊS
Para Santa Inês serão 330 vagas, sendo 30 para Informática; 30 para Rede de Computadores; e 60 Serviços Públicos. Esses cursos serão ministrados na Uema.
No Cetecma de Santa Inês, acontecerão os curso de Alimentos (60 vagas), Contabilidade (60 vagas), Informática (30 vagas), Planejamento e Gestão em Tecnologia da Informação (30 vagas) e Rede de Computadores, que oferecerá 30 vagas. Todos esses estão com inscrições abertas.

Fonte: Jornal Agora Santa Inês
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário