sexta-feira, 23 de março de 2012

Viana vence Sampaio e avança para a final do turno

Leão da Baixada faz 3 a 1 fora de casa e volta a uma decisão de turno depois de 17 anos.
SÃO LUÍS - Em uma partida cheia de emoções, a equipe do Viana derrotou, em pleno Nhozinho Santos, o time do Sampaio Corrêa pelo placar de 3 a 1 e se garantiu na final do primeiro turno do Campeonato Maranhense depois de 17 anos. Os gols do Leão foram marcados por Ted, Rogério e Fabrício Lopes (contra), enquanto Júnior Chicão anotou para o Tricolor.

Na final, o Viana vai enfrentar o Maranhão Atlético, que se classificou ao eliminar o Santa Quitéria. A primeira partida da decisão está marcada para o próximo domingo (25), no Estádio Municipal Nhozinho Santos, e a equipe do interior terá a vantagem de jogar por dois empates. Já o Sampaio volta a campo no dia 1° de abril contra o Santa Quitéria, no Estádio Rodrigão, em partida válida pelo segundo turno do Maranhense.

Tricolor entra mal, e o Viana abre o marcador

Logo nos primeiros minutos de jogo, a equipe do Sampaio Corrêa partiu para o ataque disposta a inverter a vantagem da equipe do interior, já que uma vitória simples garantiria o Tubarão na final. Entretanto, o Tricolor esbarrou em uma boa atuação da defesa do Viana e na desorganização de seu próprio ataque, que não conseguia encaixar as jogadas. Edgar, grande esperança de gols da torcida boliviana, não conseguia criar uma boa oportunidade.

Jogando pelo empate, o Viana se defendia e aguardava a chance de um contra-ataque. E a chance veio aos 12 minutos, mas o árbitro Robson Martins Ferreira marcou impedimento de Cláudio André, que já se preparava para abrir o placar.

Aos 21 minutos, entretanto, o Leão conseguiu marcar o primeiro gol do jogo. Após grande jogada pela esquerda, o lateral Luís Jorge cruzou na grande área para Ted marcar para o Viana. Festa da torcida, que foi em bom número ao Nhozinho Santos para prestigiar o time de sua cidade.

Após o gol, o Viana passou a dominar o jogo, tendo inclusive a chance de ampliar com Cláudio André, logo após o gol. O Sampaio, tímido no jogo, encontrava dificuldades para chegar ao ataque e finalizar contra a meta de Baby, que só teve que trabalhar aos 35 minutos, após finalização de Cleitinho. Faltando poucos minutos para o intervalo, Rogério quase ampliou para o Viana, mas desperdiçou a chance.

Sampaio perde pênalti, e Viana decide no contra-ataque

Disposto a inverter o placar, o técnico Josué Teixeira fez duas alterações na equipe, colocando Roniery no meio-campo e o centroavante Júnior Chicão no ataque. E, logo aos dois minutos, o atacante mostrou a que veio e marcou o gol de empate do Sampaio, aproveitando o rebote de uma cobrança de falta de Kléo.

O gol acordou o Sampaio na partida, e o cenário voltou a ser o do início de jogo: pressão tricolor sem muita organização, com o Viana se fechando para não sofrer a virada que lhe custaria a classificação.

Aos 20 minutos, o cenário parecia que ia mudar de vez quando Roniery foi derrubado na grande área. Pênalti para o Sampaio. Arlindo Maracanã, especialista nesse tipo de cobrança, foi para a bola e chutou no meio do gol, mas Baby fez uma grande defesa, evitando o gol da virada tricolor.

Após o pênalti desperdiçado, o Sampaio não conseguiu manter a pressão do começo da segunda etapa e permitiu que o Viana retomasse as ações. E aos 31 minutos, foi a vez do Leão da Baixada ter um pênalti a seu favor, depois que Rogério foi derrubado na grande área por Fabrício Lopes. O próprio Rogério cobrou e marcou o segundo gol do Viana e o seu oitavo no Estadual, dividindo, agora, a artilharia da competição com Ulisses, do Cordino.

Com a vantagem estabelecida, o Viana não se acomodou e voltou a balançar as redes tricolores: aos 36 minutos, após cruzamento de Zé Maria, o zagueiro tricolor Fabrício Lopes fez gol contra.

Com o resultado e a classificação do Viana definida, as equipes pouco fizeram nos minutos finais e esperaram o fim do jogo, que acabou consagrando a equipe do interior e desclassificando o atual bicampeão estadual, que vai jogar todas as suas fichas no segundo turno de agora em diante.

FICHA TÉCNICA

Estádio: Nhozinho Santos (São Luís)
Público presente: 3.339 torcedores
Árbitro: Robson Martins Ferreira

SAMPAIO CORRÊA: Rodrigo Ramos, Arlindo Maracanã (Ricardinho), Fabrício Lopes, Preto e Jorge Luís (Roniery); Robson Simplício (Júnior Chicão), Pedro Júnior, Kléo e Cleitinho; Edgar e Célio Codó.

VIANA: Baby, Sandro, Grafite, Gleisson e Luís Jorge; Tica, Gualberto, Rogério e Kelson (Zé Maria), Cláudio André (Roni) e Ted (Juninho). T: Celinho Valentim

Fonte: Imirante Esportes
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário