sábado, 1 de janeiro de 2011

'Deixa o Lula aqui', grita a multidão na despedida

Antes de seguir para São Paulo, o ex-presidente distribuiu abraços à militância que acompanhou posse de Dilma.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mal transmitiu o cargo à presidenta Dilma Rousseff e jogou-se nos braços do povo. Como fez inúmeras vezes enquanto esteve na Presidência, Lula quebrou o protocolo e, em vez de seguir para a base aérea logo após a cerimônia de transmissão da faixa presidencial, decidiu cumprimentar militantes que aguardavam do lado de fora.

Em frente ao Palácio do Planalto, a confusão foi tanta que uma mulher desmaiou e acabou sendo socorrida pelos bombeiros. Enquanto o ex-presidente distribuía abraços e cumprimentos, a plateia gritava “Lula guerreiro do povo brasileiro”. Quando Lula se afastou da multidão, o coro mudou para “Deixa o Lula aqui”.

Lula chegou ao Palácio do Planalto para a cerimônia de transmissão do cargo minutos antes das 16 horas, na companhia da primeira-dama Marisa Letícia e dos filhos Lurian e Luís Claudio. Outros filhos como Marcos e Fábio Luís, o Lulinha, não foram vistos.

Durante toda a cerimônia, Lula mostrou-se muito emocionado e alegre. Ao chegar ao salão onde as autoridades aguardavam o início do ato, o presidente cumprimentou a todos e, diante dos ministros que vão integrar o novo governo, brincou: “Juízo”. Em seguida, Lula foi cumprimentar os integrantes de seu próprio governo, que também estão de saída. “Ex-ministros!”, riu Lula, que naquele momento ainda vestia a faixa presidencial.

Lula distraiu-se na conversa com os auxiliares e foi preciso um assessor lhe chamar a atenção e pedir que se apressasse, já que Dilma estava para chegar no Planalto. Lula então saiu correndo em direção à rampa do palácio, para recepcionar sua sucessora.

Nesse momento, entretanto, quem roubou a cena foi a filha de Dilma, Paula Rousseff. Antes de a presidenta e seu antecessor desceram a rampa, um funcionário do Planalto percorreu o trajeto empurrando um carrinho de bebê. Paula veio depois, seguida da babá, que levava no colo Gabriel, neto da presidenta.

'Valeu, Lula'

Enquanto Dilma discursava em frente ao Planalto, Lula retomou as conversas, desta vez com chefes de Estado estrangeiros. O venezuelano Hugo Chávez teve atenção especial do ex-presidente.

Do Planalto, Lula seguiria para a base aérea. Lá, funcionários do Planalto e alguns governadores e líderes petistas planejavam se reunir para uma última homenagem ao ex-presidente. Os funcionários fizeram um rateio e encomendaram 100 camisetas com a mensagem “Valeu, Lula”.

Lula embarcaria com destino a São Paulo. Lá, a previsão era de visitar o vice José Alencar no hospital, antes de seguir a São Bernardo do Campo, onde militantes petistas aguardarão o ex-presidente em frente a sua residência.

Edição:  Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário