domingo, 23 de janeiro de 2011

Intervenção clandestina na rede elétrica é crime e causa transtornos


A energia nos proporciona benefícios, conforto e segurança. No entanto, é necessário tomar certos cuidados com a rede elétrica, instalações domésticas e equipamentos. Qualquer intervenção clandestina na rede elétrica também pode causar grandes transtornos para. Fazer ligações clandestinas ou mexer no medidor de energia elétrica além de ser um crime, é perigoso podendo até provocar um acidente fatal. Somente profissionais da CEMAR que são habilitados e treinados podem acessar o sistema elétrico e o medidor de energia. As instalações elétricas clandestinas, normalmente, não obedecem a nenhum padrão técnico, não possuem nenhum tipo de proteção e colocam em risco não só a vida dos usuários, como também toda a população.

“Além dos acidentes envolvendo choque elétrico temos casos de incêndios provocados por estas instalações clandestinas. Já encontramos ligações feitas com cabos telefônicos, emendas em cabos isolados com plástico, esparadrapo e outros materiais inadequados. Todas estas situações são graves e devem ser evitadas, pois o barato pode sair caro, custando vidas ou a perda de todos os bens acumulados ao longo da vida das pessoas. Uma ligação clandestina na residência do visinho pode causar danos até para quem mora nas proximidades”, alerta Francisco Calzavaras, Executivo de Segurança e Meio Ambiente da CEMAR.

A pena prevista é de prisão, o que pode ser substituída por prestação de serviços comunitários, além de multa e reparo do dano, de acordo com os antecedentes do réu.

Assessoria de Imprensa – CEMAR

Edição: Cícero Ferraz

Um comentário: