domingo, 23 de janeiro de 2011

O PSDB cada vez mais próximo da governadora Roseana Sarney


A nível nacional a distância entre PMDB e PSDB pode ser quilométrica, entretanto, no Maranhão o que se tem percebido claramente é uma antecipação de uma aproximação entre as duas legendas, que a princípio era cogitada somente às vésperas das eleições municipais de 2012.

Apesar de não ter colhido frutos de sua força política nas eleições do ano passado, o PSDB ainda detém no Maranhão o comando das duas principais cidades, a capital São Luís e a cidade de Imperatriz.

É cada vez mais evidente a aproximação do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB) com a governadora Roseana Sarney (PMDB). Apesar de, num primeiro momento, serem encontros institucionais o que se tem notado é uma clara intenção de ambos de estreitamentos dos laços políticos.

Durante a semana foi cogitada a possibilidade de uma candidatura do ex-governador Jackson Lago (PDT) à prefeitura de Imperatriz. Lago apesar de desgastado politicamente em boa parte do Maranhão, em Imperatriz ainda detém uma aceitação enorme, vide o resultado das urnas nas últimas eleições.

Não sei se vingaria realmente essa candidatura, principalmente pela saúde debilitada hoje do ex-governador maranhense, mas de qualquer forma a notícia foi mais um empurrão para a aliança das legendas na principal cidade da Região Tocantina.

Em São Luís, as sinalizações do prefeito João Castelo (PSDB) também não são diferentes e caminham para uma eventual aliança com a governadora Roseana Sarney. Já se comenta inclusive que o vice na chapa de Castelo seria indicado pelo grupo político comandado pela governadora.

Outro fator que pode antecipar essa aproximação é a eleição na Assembleia Legislativa. No parlamento estadual o PSDB possuirá três deputados na próxima legislatura – Neto Evangelista, André Fufuca e Gardênia Castelo. A legenda juntamente com o PDT, rompeu com a outra parte da oposição na Casa comandada pelo deputado Marcelo Tavares (PSB), para tentar viabilizar um Bloco.

Entretanto, já se comenta com muita força a ida do PSDB para o Blocão da Assembleia que já conta com o PMDB, DEM e PV e dará juntamente com o Bloco União Democrática sustentação a governadora Roseana Sarney no parlamento. A ida para o Bloco de Governo estaria sendo trabalhada nos bastidores e seria mais uma prova de uma aceleração da aproximação do PSDB com a governadora Roseana Sarney.

A saída tão propagada essa semana de Aderson Lago do PSDB, para o PDT, isso é se a legenda o aceitar, também é outra prova de uma aproximação acelerada dos tucanos com o PMDB, que não seria jamais digerida por Aderson Lago.

Nas duas cidades, pelo cenário político atual, a governadora Roseana Sarney e seu grupo não teriam nomes fortes com chances de vitória nas eleições de 2012 e exatamente por isso essa aliança não seria ruim para a governadora visando 2014, pois mesmo não sendo candidata a nenhum cargo eletivo, com certeza o desejo de Roseana Sarney é se despedir da vida política fazendo um bom governo e fazendo o seu sucessor no Governo do Maranhão.

Na política é assim, é como um jogo de xadrez e a cada ano, a cada eleição, as peças se movem no tabuleiro, o importante é não errar na movimentação dessas peças, pois como diriam os mais velhos, o apressado come cru, mas o atrasado come queimado

Do Blog do Jorge Aragão
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário