quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Sarney Filho será o líder da bancada do Partido Verde na Câmara dos Deputados


Bloquinho – O novo líder do Partido Verde será o deputado Sarney Filho (MA). A decisão aconteceu na tarde desta quarta-feira (26), após reunião da bancada em uma dos plenários do setor de comissões permanentes da Câmara. Sarney Filho é o mais antigo dos parlamentares, tem experiência na liderança e bom trânsito no Palácio do Planalto.

Deputado federal desde 1983, Sarney Filho também foi ministro do Meio Ambiente no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). É o filho mais novo do presidente do Senado e do Congresso Nacional, José Sarney (PMDB-AP), e irmão da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB).

O nome do vice-líder, entretanto, será definido na próxima semana após a posse dos deputados. Roberto Santiago (SP) é o principal candidato e deverá ser indicado para o cargo em razão de sua participação no plenário, comprovada em 2010. Fica também para a próxima semana, segundo informou à reportagem do ucho.info o deputado Edson Duarte (BA), a definição de um bloco com partidos menores.

Há uma negociação em torno de eventual composição com o PPS, PMN e PHS e outra com o PSC e com o PTB. O objetivo é obter um lastro partidário para assumir a presidência de uma comissão técnica e ainda negociar uma vaga na suplência da Mesa Diretora.

Ao deixar a reunião com o deputado Marco Maia (PT-RS), o representante do Partido Verde fez um discurso favorável à proporcionalidade partidária. “O PV vai apoiar Maia à presidência, como fizeram todos os partidos com assento na Casa”, declarou Edson Duarte, que concorreu ao Senado Federal nas eleições de outubro passado, mas sem sucesso. Depois de 19 anos de mandato parlamentar, deverá assumir uma assessoria técnica do PV na próxima legislatura.

Fonte: Blog do Luis Cardoso
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário