quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Polícia Federal prende sete prefeitos de municípios do Piauí

Os gestores são acusados de envolvimento com um esquema de compra e venda de notas ficais frias.

TERESINA - Policiais federais que participaram da Operação Geleira confirmam a prisão de sete prefeitos e dois ex-prefeitos de municípios do Piauí. Os gestores são acusados de envolvimento com um esquema de compra e venda de notas ficais frias. Além deles, foram presos assessores, servidores públicos, empresários e lobistas.

Todos os políticos foram presos no interior do Estado e estão sendo transferidos para Teresina.

De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), a estimativa é que nos últimos anos a quadrilha tenha desviados R$ 3,7 milhões de recursos destinados às áreas da saúde e educação.

Essas verbas eram oriundas de transferências constitucionais e voluntárias realizadas pela administração pública federal.

Operação Geleira

A operação foi deflagrada no início da manhã desta quarta-feira (19). Os mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos em 12 prefeituras, em uma Câmara Municipal, no gabinete de um parlamentar na Assembleia Legislativa e em empresas, escritórios de contabilidade e residências.

A Associação Piauiense de Prefeitos (APPM) informou que vai se manifestar a respeito da prisão dos gestores ao meio dia de hoje.

A quadrilha era especializada em falsificação de documentos públicos, constituição de empresas fantasmas, emissão de notas fiscais frias, apropriação de recursos públicos federais e municipais, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

A todo momento, agentes federais chegam na sede da PF com documentos e computadores apreendidos. Veículos e valores em dinheiro também foram recolhidos pelos policiais.

Os prefeitos presos são Bismarck Arêa Leão (PTB), de Miguel Leão, Valdir Soares da Costa (PT), de Uruçuí, Domingos Bacelar de Carvalho, o Dó Bacelar (PMDB), de Porto, Joedison Alves Rodrigues (PTB), de Landri Sales, Teresina de Jesus Araújo (PSDB), de Elizeu Martins, Isael Macedo Neto (PTB), de Caracol, e Jorge de Araújo Costa (PTB), de Ribeira do Piauí.

Também foram presos pela Polícia Federal a mãe do prefeito de Landri Sales, identificada apenas como Juraci, e o filho da prefeita de Elizeu Martins, conhecido como Marcelo.

Na Assembleia Legislativa, os agentes da PF deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão no gabinete da deputada Ana Paula (PMDB). A investigação não diz respeito à sua atuação como parlamentar e sim ao período em que seu irmão, Chico Filho, foi prefeito de Uruçuí.

A PF apreendeu documentos nas prefeituras de Landri Sales, Marcos Parente, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Várzea Branca, Caracol, Elizeu Martins, Ribeira do Piauí, Porto, Miguel Leão e Floriano.

As investigações foram iniciadas pela Polícia Federal em 2008 e investiga crimes de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e ocultação de bens. No inquérito constam várias escutas telefônicas.


A Operação Geleira, da Polícia Federal (PF), tem a participação de 325 agentes do órgão e 28 servidores da Controladoria Geral da União (CGU). Os mandados de prisão estão sendo cumpridos em Teresina e algumas cidades do interior do Estado.

O objetivo da operação, deflagrada na manhã de hoje (19), é “desarticular uma rede criminosa especializada na comercialização de notas fiscais frias e desvio de recursos públicos de prefeituras do interior do Estado”. Entre os presos há gestores públicos de vários municípios.

Fonte: Portaz AZ
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário